SALMO 1
1-
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem
se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos
escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
O Salmo 1, um salmo de sabedoria, apresenta vivido contraste entre o caminho do justo (v. 1-3) e o do ímpio (v. 4-6). Não e identificado o autor, nem qualquer circunstancia em que teria sido escrito o poema. Provavelmente, foi composto em um período tardio da historia de Israel. Focalizara do as diferenças de caráter e os diferentes destinos reservados para justos e ímpios, serve de introdução a todo o livro de Salmos. Este salmo e como um farol que mostra o caminho do porto em meio a tempestade. Ilumina e aponta para a verdade ate mesmo quando as falsidades de nossa cultura começam a nublar nosso discernimento. Afirma que só ha um caminho para a verdadeira vida; ignorá-lo e aceitar a morte como um tolo (Pv 1.20-33).
A palavra hebraica traduzida por varão significa, neste contexto,
pessoa, sem referencia a gênero. Que não anda. O paralelismo deste
versículo fala de um envolvimento cada vez maior com a perversidade:
andar, se deter, se assentar. Da mesma forma, os termos dos ímpios são
progressivos: ímpios, pecadores e escarnecedores. As figuras deste
versículo apresentam o justo ideal — alguém que esta no mundo, mas não e
nem um pouco afetado pelo mundo.
Tem o seu prazer.
O contraste e forte. Em vez de ter prazer em mancomunar-se com os
perversos, a pessoa de Deus desfruta profundamente das coisas de Deus,
especialmente a Palavra de Deus. A lei do Senhor se refere
especificamente ao Pentateuco, os primeiros cinco livros do Antigo
Testamento. A palavra hebraica para lei expressa a ideia de Deus
apontando o caminho para a vida em comunhão com Ele (SI 19.7-11). Medita
significa resmunga ou fala consigo mesmo (SI 4.4). Meditar, na Bíblia,
significa concentrar-se nas Escrituras.
Como a árvore.
Este símile apresenta a imagem de uma tamareira do deserto, firmemente
plantada em um Oasis bem irrigado Qr 17.8). Todas as partes da arvore
são valiosas e aproveitáveis para Deus — pessoas de quem Ele se agrada
(SI 33.15; 147.11). Prosperara não e garantia de um futuro de riqueza
material para o justo; significa, isso sim, que o justo sempre será útil
e aproveitável para o Senhor.
A Bíblia fala de dois caminhos (Pv 2.8; 4.19), dos quais apenas um leva a Deus. Este e um tema bíblico constante, culminando nas celebradas palavras de Jesus, Eu sou o caminho (Jo 14.6). Neste contexto, o verbo conhecer não se refere apenas a ciência que Deus tem, mas a um conhecimento intimo e pessoal (Sl 101.4). Deus esta envolvido intimamente com o caminho dos justos, mas não tem qualquer ligação com o caminho dos ímpios, exceto em juízo (Sl 146.9).
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