terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SALMO 4 - ESTUDO

Salmo 4
1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.


O Salmo 4 é conexo ao Salmo 3 em clima e conceito. Ambos falam da possibilidade de encontrar tanta paz na presença de Deus que, até mesmo quando dilacerada de dor física e emocional, a pessoa ainda consegue dormir em paz (SI 3.5; 4-8). Este é um salmo de lamentação individual, mas que expressa um grau de confiança incomum. Aos perversos proclama-se esperança, e não destruição. O Salmo 4 é o primeiro que possui um sobrescrito falando de sua natureza musical. Para o cantor mor é um aviso indicando que este salmo pertence a uma antiga coleção de salmos usados no louvor do templo. Neginote especifica a instrumentação musical, de cordas, indicada para o salmo. A observação Salmo de Davi serve não somente como notificação de autoria, mas também como lembrete de que esse poema foi feito para ser cantado. A estrutura do Salmo 4 é a seguinte: (1) clamor de libertação (v. 1); (2) aviso aos ímpios, estimulando-os a deixar a falsidade e confiar em Deus (v. 2-5); (3) afirmação de que só Deus é capaz de conceder a verdadeira alegria, paz de espírito e segurança permanente (v. 6-8).

  A frase ó Deus da minha justiça pode ser também traduzida por O meu Deus justo. A expressão tem duplo significado: (1) somente Deus é justo; (2) toda a justiça da pessoa deriva dele e somente dele. O salmista enfrenta uma situação de muita necessidade, mas sua confiança em Deus permanece bastante forte. Ele fala com Deus nos termos de Seu caráter — de Sua justiça. Fala depois da proteção que Deus já lhe deu na vida: na angústia me deste largueza.

Até quando. Os salmistas têm por hábito usar essas palavras para questionar Deus (SI 13.1,2). Aqui, são ditas aos perversos. Minha glória. Para o crente, o senso de glória ou honra pessoal se encontra em sua relação com o Salvador.

 Separou.Esta é a mensagem central do salmo. Deus identificou os que lhe são queridos os que são devotados a Deus e Seus caminhos. Ele cuida bem deles e ouve suas preces.

Perturbai-vos e não pequeis. Estas palavras são citadas por Paulo no Novo Testamento para descrever a ira santa (Ef 4.26). Aqui, o salmista exorta o leitor a não deixar a raiva ou a ansiedade destruírem a confiança e fé absolutas que se deve ter no Senhor. Oferecei sacrifícios de justiça. Estas palavras falam de vivenciar a salvação. Confiai no Senhor. Aqui se fala aos perversos (1.4-6). Portanto, neste salmo, o poeta conclama seu próximo a depositar sua fé em Deus (SI 67).

O bem. Embora nossa vida muitas vezes pareça estar cheia de incerteza, nada é incerto quando se tem Deus. Luz do teu rosto. Esta expressão lembra a bênção a Arão (Nm 6.26) e indica a graça de Deus. Aqueles sobre quem o Senhor resplandece Sua face são verdadeiramente abençoados.

O seu trigo e o seu vinho. A alegria concedida por Deus transcende a alegria da colheita. A produção agrícola, resultado de chuva perene sobre solo fértil, era uma bênção de Deus para o Seu povo. Mas há algo maior que celeiros cheios e cisternas transbordando — a alegria da presença de Deus.

A paz que Deus dá está longe de ser uma técnica de relaxamento. E uma paz que permite à pessoa aflita deitar-se e dormir (SI 3.5).


Nenhum comentário: