Salmo 4
1 OUVE-ME
quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza;
tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
2 Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
4 Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos. (Selá.)
5 Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.
6 Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.
O Salmo 4
é conexo ao Salmo 3 em clima e conceito. Ambos falam da possibilidade
de encontrar tanta paz na presença de Deus que, até mesmo quando
dilacerada de dor física e emocional, a pessoa ainda consegue dormir em
paz (SI 3.5; 4-8). Este é um salmo de lamentação individual, mas que
expressa um grau de confiança incomum. Aos perversos proclama-se
esperança, e não destruição. O Salmo 4 é o primeiro que possui um
sobrescrito falando de sua natureza musical. Para o cantor mor é um
aviso indicando que este salmo pertence a uma antiga coleção de salmos
usados no louvor do templo. Neginote especifica a instrumentação
musical, de cordas, indicada para o salmo. A observação Salmo de Davi
serve não somente como notificação de autoria, mas também como lembrete
de que esse poema foi feito para ser cantado. A estrutura do Salmo 4 é a
seguinte: (1) clamor de libertação (v. 1); (2) aviso aos ímpios,
estimulando-os a deixar a falsidade e confiar em Deus (v. 2-5); (3)
afirmação de que só Deus é capaz de conceder a verdadeira alegria, paz
de espírito e segurança permanente (v. 6-8).
A frase ó Deus da minha justiça pode ser também traduzida por O meu Deus justo.
A expressão tem duplo significado: (1) somente Deus é justo; (2) toda a
justiça da pessoa deriva dele e somente dele. O salmista enfrenta uma
situação de muita necessidade, mas sua confiança em Deus permanece
bastante forte. Ele fala com Deus nos termos de Seu caráter — de Sua
justiça. Fala depois da proteção que Deus já lhe deu na vida: na
angústia me deste largueza.
Até quando.
Os salmistas têm por hábito usar essas palavras para questionar Deus
(SI 13.1,2). Aqui, são ditas aos perversos. Minha glória. Para o crente,
o senso de glória ou honra pessoal se encontra em sua relação com o
Salvador.
Separou.Esta
é a mensagem central do salmo. Deus identificou os que lhe são queridos os que são devotados a Deus e Seus caminhos. Ele cuida bem deles e
ouve suas preces.
Perturbai-vos e não pequeis.
Estas palavras são citadas por Paulo no Novo Testamento para descrever a
ira santa (Ef 4.26). Aqui, o salmista exorta o leitor a não deixar a
raiva ou a ansiedade destruírem a confiança e fé absolutas que se deve
ter no Senhor. Oferecei sacrifícios de justiça. Estas palavras falam de
vivenciar a salvação. Confiai no Senhor. Aqui se fala aos perversos
(1.4-6). Portanto, neste salmo, o poeta conclama seu próximo a depositar
sua fé em Deus (SI 67).
O bem. Embora
nossa vida muitas vezes pareça estar cheia de incerteza, nada é incerto
quando se tem Deus. Luz do teu rosto. Esta expressão lembra a bênção a
Arão (Nm 6.26) e indica a graça de Deus. Aqueles sobre quem o Senhor
resplandece Sua face são verdadeiramente abençoados.
O seu trigo e o seu vinho.
A alegria concedida por Deus transcende a alegria da colheita. A
produção agrícola, resultado de chuva perene sobre solo fértil, era uma
bênção de Deus para o Seu povo. Mas há algo maior que celeiros cheios e
cisternas transbordando — a alegria da presença de Deus.
A paz que Deus dá está longe de ser uma técnica de relaxamento. E uma paz que permite à pessoa aflita deitar-se e dormir (SI 3.5).
A paz que Deus dá está longe de ser uma técnica de relaxamento. E uma paz que permite à pessoa aflita deitar-se e dormir (SI 3.5).
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