terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SALMO 5 - ESTUDO

 SALMO 5

1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.

O Salmo 5, um salmo de lamentação, fala de um período não especificado de aflição na vida de Davi, época de inimigos que se opunham declaradamente a ele e ao seu reinado. Na cultura do Antigo Testamento, a bênção ou a maldição era um apelo a Deus para fazer o que fora especificado na bênção ou maldição. Assim, quando os inimigos de Davi jogavam pragas nele, acreditavam que essas maldições faziam que os poderes divinos caíssem sobre ele para destruí-lo. Neste salmo, Davi está aflito por causa das mentiras e jactâncias de seus adversários (SI 101.7). Ele identifica sua própria causa com a do Senhor, de forma-que os ataques a ele se constituem também em ataques a Deus. O justo do versículo 12 refere-se, em última análise, a Jesus, conforme é comum no livro de Salmos (1.6). O Salmo 5 se desenvolve em três partes: (1) oração ao Senhor de livramento em tempos difíceis (v. 1-6); (2) desejo de louvar ao Senhor em tempos difíceis (v. 7-9); (3) anseio pelo juízo final do Senhor em tempos difíceis (v. 10-12).

  Dá ouvidos. Como em Salmo 4.1, trata-se da linguagem de alguém que crê, a partir da experiência, que Deus se esqueceu de seu caso. Aquele que sofre clama ao Senhor para ser ouvido, embora Ele nunca haja parado de ouvir e cuidar. Meditação aqui quer dizer gemidos incessantes. Rei meu. Os salmistas muitas vezes dirigem-se a Deus como rei, o Rei dos reis. As vezes, os Salmos falam da prece pela manhã (SI 88.13) — um hábito elogiável, que ajuda a pessoa a dedicar todas as atividades do dia à glória de Deus.

Que tenha prazer significa que desfrute ou ache motivo para rir. Não há o que desfrutar no mal. A palavra hebraica para loucos é a mesma empregada para descrever o louvor a Deus. A adoração a Deus é o foco dos Salmos, mas alguém adorar a si próprio — pura loucura e jactância — é uma perversão humana do verdadeiro louvor. Não pararão. Este salmo fala do juízo final sobre os perversos (compare com SI 1.5). Não terão permissão para estar em Sua gloriosa presença. Aborreces. O aborrecimento (ódio) de Deus não é mero sentimento, mas uma ação de Sua vontade. A expressão os que praticam a maldade ocorre frequentemente nos Salmos para descrever quem pratica o mal sistematicamente (SI 14.4).

No texto em hebraico, estas palavras marcam um contraste forte com a descrição precedente dos perversos. A palavra hebraica para templo pode ser usada para falar de qualquer estrutura de grande porte — palácio ou casarão. Davi era líder da reforma do louvor a Deus em Jerusalém e estabeleceu uma estrutura de adoração que seria usada no templo a ser construído por Salomão. Davi usa a palavra templo em antecipação do futuro prédio grandioso. Todas as gerações posteriores de adoradores hebreus compreenderiam melhor sua própria adoração por causa do emprego dessa palavra nesses salmos. Aplãina diante de mim o teu caminho. Davi ora para que Deus esclareça a ele Sua vontade.

A sua garganta é um sepulcro aberto. Esses termos descrevem as palavras perversas usadas pelas pessoas que se opõem a Deus. Paulo empregou as palavras desses versículos para argumentar que todos os homens estão sob o pecado (Rm 3.13).

Alegrem-se. Aqui o salmista descreve a alegria dos que estão salvos, o êxtase daqueles que Deus salva de sua própria e merecida destruição. Nossa alegria deve se concentrar sempre em nosso Salvador (Fp 4.4).


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