SALMO 5
1 Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.
2 Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
3 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
5 Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
6 Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
7 Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8 Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 Porque
não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras
maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua
língua.
10 Declara-os
culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por
causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 Porém
alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto
tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.
O Salmo 5,
um salmo de lamentação, fala de um período não especificado de aflição
na vida de Davi, época de inimigos que se opunham declaradamente a ele e
ao seu reinado. Na cultura do Antigo Testamento, a bênção ou a maldição
era um apelo a Deus para fazer o que fora especificado na bênção ou
maldição. Assim, quando os inimigos de Davi jogavam pragas nele,
acreditavam que essas maldições faziam que os poderes divinos caíssem
sobre ele para destruí-lo. Neste salmo, Davi está aflito por causa das
mentiras e jactâncias de seus adversários (SI 101.7). Ele identifica sua
própria causa com a do Senhor, de forma-que os ataques a ele se
constituem também em ataques a Deus. O justo do versículo 12 refere-se,
em última análise, a Jesus, conforme é comum no
livro de Salmos (1.6). O Salmo 5 se desenvolve em três partes: (1)
oração ao Senhor de livramento em tempos difíceis (v. 1-6); (2) desejo
de louvar ao Senhor em tempos difíceis (v. 7-9); (3) anseio pelo juízo
final do Senhor em tempos difíceis (v. 10-12).
Dá ouvidos.
Como em Salmo 4.1, trata-se da linguagem de alguém que crê, a partir da
experiência, que Deus se esqueceu de seu caso. Aquele que sofre clama
ao Senhor para ser ouvido, embora Ele nunca haja parado de ouvir e
cuidar. Meditação aqui quer dizer gemidos incessantes. Rei meu. Os
salmistas muitas vezes dirigem-se a Deus como rei, o Rei dos reis. As
vezes, os Salmos falam da prece pela manhã (SI 88.13) — um hábito
elogiável, que ajuda a pessoa a dedicar todas as atividades do dia à
glória de Deus.
Que tenha prazer
significa que desfrute ou ache motivo para rir. Não há o que desfrutar
no mal. A palavra hebraica para loucos é a mesma empregada para
descrever o louvor a Deus. A adoração a Deus é o foco dos Salmos, mas
alguém adorar a si próprio — pura loucura e jactância — é uma perversão
humana do verdadeiro louvor. Não pararão. Este salmo fala do juízo final
sobre os perversos (compare com SI 1.5). Não terão permissão para estar
em Sua gloriosa presença. Aborreces. O aborrecimento (ódio) de Deus não
é mero sentimento, mas uma ação de Sua vontade. A expressão os que
praticam a maldade ocorre frequentemente nos Salmos para descrever quem
pratica o mal sistematicamente (SI 14.4).
No
texto em hebraico, estas palavras marcam um contraste forte com a
descrição precedente dos perversos. A palavra hebraica para templo pode
ser usada para falar de qualquer estrutura de grande porte — palácio ou
casarão. Davi era líder da reforma do louvor a Deus em Jerusalém e
estabeleceu uma estrutura de adoração que seria usada no templo a ser
construído por Salomão. Davi usa a palavra templo em antecipação do
futuro prédio grandioso. Todas as gerações posteriores de adoradores
hebreus compreenderiam melhor sua própria adoração por causa do emprego
dessa palavra nesses salmos. Aplãina diante de mim o teu caminho. Davi
ora para que Deus esclareça a ele Sua vontade.
Alegrem-se. Aqui o salmista descreve a alegria dos que estão salvos, o êxtase daqueles que Deus salva de sua própria e merecida destruição. Nossa alegria deve se concentrar sempre em nosso Salvador (Fp 4.4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário